quinta-feira, 1 de maio de 2014

Alguns grandes desafios aos novos cientistas da computação



  • Organizar e administrar o conhecimento humano. Atualmente, produz-se mais conhecimento do que qualquer ser humano seria capaz de administrar. É uma verdadeira "explosão" de dados e informações e poucas pessoas se deram conta da magnitude disso tudo. São postados 50 milhões de tweets por dia (600 por segundo!), milhares de vídeos no YouTube, artigos científicos, imagens de satélites, dados sobre transações financeiras há a necessidade de desenvolver ferramentas que automaticamente organizem, recuperem, transmitam e guardem essas informações.
  • Facilitar a colaboração e a interação entre as pessoas, empresas e sistemas. Novos softwares podem ajudar a melhorar a articulação entre essas partes, contribuindo para interações mais eficientes, claras e dinâmicas.


  • Colaborar com a área da Saúde, por meio de sistemas que auxiliem nos prognósticos, diagnósticos e tratamentos das doenças, ou mesmo na simulação de epidemias.



  •  Colaborar com a área da Educação, por meio de sistemas que tornem o aprendizado mais dinâmico, interativo e eficaz, ou mesmo por meio de softwares que possibilitem uma análise mais complexa do sistema educacional.
  • Expandir as habilidades cognitivas humanas, ou seja, ampliar nossas capacidades intelectuais, desenvolver meios que possibilitem melhor apreensão do mundo pelo homem, que tornem possíveis novas percepções formas mais eficientes de lidar com os dados disponíveis.
  • Entender e simular, por meio de software, sistemas complexos, como o comportamento humano, de economias, de civilizações, de ecossistemas.
  • Desenvolver artefatos "inteligentes" - celulares inteligentes, casas inteligentes, cômodos inteligentes, carros e estradas inteligentes... mecanismos que melhorem nossa qualidade de vida.
  • Desenvolver meios automatizados de reconhecimento e comparação de imagens, de vídeos, de documentos, de dados em geral.


Fonte: Lista elaborada pela Iowa State University traduzido e adaptado por Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo

2 comentários:

  1. Cabe a nós mesmos atendermos essas necessidades da sociedade. Esses são os nossos desafios e já podemos pensar como resolve-los desde já, mesmo no inicio do curso. É essa inovação que o mundo precisa. Queria compartilhar esse link com vocês que tem um pouco a ver com a postagem. Fala sobre jovens brasileiros inovadores que assim como esses desafios, conseguiram usar o seu conhecimento para ajudar a sociedade de alguma forma e é isso que estudantes como nós temos que pensar. Olha o link aew:
    http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/os-10-jovens-brasileiros-mais-inovadores-segundo-o-mit

    Ótima a postagem pessoal. Aguardo outras.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Matheus pela contribuição .

    ResponderExcluir