Analista de Sistemas
Esse tecnólogo desenvolve, analisa, projeta implementa e atualiza sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, criando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. Tem de manter-se atualizado também sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos. Pode atuar, ainda, como consultor na área de sistemas de informação.
Mercado de trabalho
A demanda por profissionais de informática está sempre em alta. Sobram vagas em empresas do setor público e privado, pois qualquer organização precisa manter sistemas informatizados para controle de gastos e emissão de notas fiscais, entre outras operações. Empresas de Tecnologia de Informação (TI) e de telecomunicações são algumas das mais tradicionais empregadoras. Também há um mercado em crescimento para quem quer atuar como autônomo, sobretudo no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Segundo Eduardo Isaia Filho, coordenador do curso da Ulbra, em Canoas, outra tendência nacional é o trabalho de forma remota (a distância) para companhias estrangeiras. "As empresas do exterior contratam o profissional brasileiro porque ele é uma mão de obra qualificada e com grande potencial para trabalhar em grupo", explica Eduardo. As cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro e as capitais da Região Sul concentram a maior parte das vagas. Mas há carência desse profissional nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Salário inicial: de R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00 (fonte: prof. Cláudio Marcio Felisbino das Facs. Opet).
Só para complementar: chama-se de intranet uma rede de computadores privada que utiliza os protocolos da internet (tcp/ip, http, smtp. ftp) utilizada por empresas.
ResponderExcluirVantagens
Diferente da LAN (Local Acess Network, nome alto explicativo), a intranet não está restrita somente à um local, por definição, nada impede que os dados da rede sejam acessados através da internet por intermédio de outro computador, necessitando apenas que a rede esteja conectada à internet e que o usuário tenha permissão para ingressar na rede.
Quem mais utiliza?
Empresas que visam entregar informações ao funcionário de forma eficiente e segura, muito comum em escritórios e setores de RH, utilizado principalmente para uso de Sistemas operacionais como Windows Server e NT.
Curiosidade
Se essa mesma rede alterar a permissão de rede de privado para público, ela passa a se chamar extranet.
Referências:
http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intranet
http://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP