São inúmeros os campos em que pode ser aplicada a Ciência da Computação, e grande progresso veio a partir dessas aplicações. Antigamente, por exemplo, os dados de um censo populacional eram processados manualmente – não só o trabalho e a demora eram enormes, mas também a possibilidade de erros. Com a devida aplicação de um software que realiza esse processamento, a credibilidade e a eficiência do censo são muito maiores, sem contar que existem softwares que também tornam mais ágil a própria captação desses dados. As eleições, antes das urnas eletrônicas, eram muito mais passíveis de resultados equivocados e fraudes.
Em 1960 Marshall MacLuhan, em um palpite utópico para o futuro, escreveu: “Um computador como ferramenta de pesquisa e de comunicação poderia reforçar as possibilidades de busca, tornar obsoletas as bibliotecas convencionais, suprir as funções de enciclopédia e entregar dados personalizados em alta velocidade” – a projeção quase profética de McLuhan já é realidade para nós. Na mesma época em que McLuhan viveu, era quase loucura pensar na possibilidade de interagir e compartilhar informações com o mundo inteiro; hoje, temos redes sociais, como Orkut, Flickr, etc.
Aeroporto Internacional de Guarulhos realiza mais de 450 operações diárias de pouso e decolagem, transportando milhares de pessoas – são modernos sistemas de tráfego aéreo, desenvolvidos por cientistas da computação, que tornam tudo isso possível e seguro. Essas operações também dependem dos programas de previsões meteorológicas, que processam as imagens obtidas por satélites.

Na área da economia, são software que mediam desde as operações bancárias do dia-a-dia até as transações financeiras internacionais, as bolsas de valores. Também realizam previsões para o mercado financeiro, entre diversas outras aplicações. As empresas representam um campo muito promissor para o cientista da computação; precisam de uma tecnologia que as auxilie em controle de estoque, balanço de gastos, projeção de perspectivas, analises de mercado, etc. Também existem as empresas de tecnologia, onde a aplicação se dará no desenvolvimento de novidades tecnológicas, produtos 'inteligentes' – sem mencionar ainda o segmento de jogos, que envolve games com complexa jogabilidade, criação de realidades virtuais, inteligência artificial, etc.
Fonte: Instituto de matemática e estatística USP
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