quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Técnico em Multimídia

São as técnicas utilizadas na criação, planejamento, implantação e execução de projetos para ambientes digitais, como websites, redes sociais, dispositivos móveis (celulares e tablets) e portais na internet. Para essa finalidade, esse profissional utiliza recursos de texto, imagem, som e animação que permitem a interatividade. Em vídeo, ele atua na edição de imagens e na inserção de vinhetas eletrônicas, em trilhas sonoras e em textos, além de criar e roteirizar peças em diversas mídias. Cuida da fotografia e dos trabalhos em computação gráfica para cinema, TV e mídia digital. Promove convergências de mídias, como web rádios e web TVs. Lida com a realidade virtual e cria ambientes interativos utilizando softwares, linguagens computacionais e ferramentas de navegação pela internet. Em parceria com jornalistas, esse profissional pode trabalhar em provedores de conteúdo, agências de publicidade e editoras. Pode atuar em produtoras de vídeo, agências de publicidade, emissoras de rádio, televisão e portais de internet.

Mercado de trabalho

Em 2005, apenas dez instituições de ensino superior do país ofereciam o curso de Multimídia. Atualmente, são 47 cursos. Não é difícil entender o apelo criado por esse tipo de graduação. O mercado para o formado em Multimídia tem se mostrado bastante promissor. Ferramentas digitais, como telefones celulares, smartphones, laptops e tablets, estão cada vez mais acessíveis à população e demandam mão de obra capacitada para a produção de seu conteúdo, seja de texto, imagem, animação seja de som.

“Em 2012, a comunicação digital faturou mais com publicidade do que a mídia impressa,um fato inédito que ilustra o ótimo momento vivido pela internet e, portanto, pelo profissional de multimídia”, diz Daniel Bittencourt, coordenador do curso na Unisinos. São grandes empregadoras as agências digitais, que desenham soluções para a internet, conforme as necessidades do cliente. Especialistas em redes sociais, em conteúdos interativos e aplicativos para dispositivos móveis (tablets e smartphones) são os mais procurados. 

O graduado encontra boas oportunidades também em agências de publicidade e de pesquisa de mercado on-line, produtoras de cinema, TV ou vídeo e assessorias de comunicação. O tecnólogo trabalha mais próximo ao desenvolvimento propriamente dito dos conteúdos multimídia e o bacharel, com as áreas de pesquisa e planejamento. As melhores chances de trabalho estão em grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo. Mas o Programa Nacional de Banda Larga, do governo federal, que define medidas para massificar o acesso a esse tipo de recurso no país, a preços populares, torna outras regiões do país cada vez mais promissoras.

Salário inicial: de R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00 (fonte: prof. Daniel Bittencourt, da Unisinos).

Curso

Os bacharelados têm disciplinas básicas, como teoria da comunicação, arte, história da comunicação e comunicação e expressão. Na parte específica, o aluno aprende animação experimental, edição de vídeo, podcast e técnicas de produção audiodigital, entre outros. Além disso, há atividades práticas, realizadas em laboratórios. Algumas escolas exigem a realização de estágio e de um trabalho para a conclusão do curso. 

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Comun. Dig.; Comun. e Multimeios; Comun.em Mídias Dig.; Comun. soc. (mídia eletrôn.); Comun. soc.(multimídia); sist. e Mídias Dig.; Tecnol. Dig.; Tecnol. E Mídias Dig.


A oferta de cursos tecnológicos é maior que a de bacharelados. As aulas teóricas, como introdução ao design de multimídia e teoria da comunicação, mesclam-se à maioria de disciplinas práticas. No decorrer do curso, há matérias como produção de imagem e edição de som para internet, programação visual e webdesign.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Comun. em Multimídia; Design Dig. (prod.multimídia); Multimídia. 

 Pode atuar COMO:

  • Design digital

Coordenar desenhistas, ilustradores e diagramadores na elaboração do desenho das páginas de sites na internet, equilibrando texto e imagem. Dominar ferramentas de computação gráfica para desenvolver interfaces de mídias digitais.

  • Edição de som

Montar arquivos com músicas, diálogos, monólogos ou vinhetas para veiculação em mídia eletrônica.

  • Edição de texto

Participar de equipes multidisciplinares na elaboração e montagem de textos e hipertextos para auxiliar a navegação na internet e em CDs-ROM.

  • Tecnologia da mídia

Definir e acompanhar a aplicação de softwares para a internet. Estabelecer links, abrir imagens, reproduzir arquivos de som e amarrar hipertextos.

  • Computação gráfica

Criar interfaces para cinema, TV e mídia digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário